Croácia, comes e bebes, živjeli!

Vou escrever agora sobre um assunto muito importante em praticamente todos lugares do mundo, especialmente para turistas e pessoas que estão fazendo alguma escala rápida, que querem fazer valer a pena os breves momentos: costumes locais e lugares onde comer, beber e festar!

* živjeli (givieli) = um brinde!

Aqui na Croácia, desde quando cheguei, percebi que o custo para aproveitar uma boa refeição ou uma boa cerveja caseira não é alto! E se você souber perguntar e tiver paciência de procurar bons lugares, com certeza achará um com ótimo custo-benefício!

DICA: Seja cara de pau e não tenha vergonha de perguntar, principalmente porque você é estrangeiro e muito menos fala croata! As pessoas realmente são solidárias e vão informar os melhores lugares, fizemos amizade com quem nunca imaginei e descobrimos os melhores lugares sempre perguntando.


Começando pelas comidas típicas, eu como brasileiro não me senti no programa “No Limite”, tendo que comer coisas estranhas e dormir sonhando com a combinação clássica de arroz + feijão. Aqui o prato típico é carne (de todo tipo, filé de frango, hambúrguer, galinha, carnes vermelhas em geral) com um acompanhamento, como arroz, feijão de corda ou similar, legumes e às vezes purê. Pratos assim no centro ou redondezas custam em torno de 20kn, portanto são razoavelmente em conta (no dormitório é muito barato, em torno de 8kn = R$2,50).

Agora, se você quiser comer um lanche rápido, vai pagar menos ainda por um hambúrguer 2x maior que um big-mac (eles tem Mcdonalds aqui, mas são raros, encontrei um em Zagreb inteira), usualmente você escolhe a carne e o pão e depois pode pedir vários ingredientes, molhos e saladas, estilo um self-service = 15kn no máximo! Só procurar por algum lugar escrito Kebab (lanche estilo os churrascos-gregos (!), são famosos por aqui, não arrisquei de primeira mas vou provar ainda!)

Claro que não podia faltar a PIZZA! Comi no fim da primeira semana em um lugar no Centro chamado Medvedgrad, mesmo nome do castelo localizado aqui na montanha, ótimo ambiente, música ao vivo (teve até sons do Creedence) e a pizza custava 20kn, tamanho grande. Não pode se comparar com as pizzas do Brasil, incrementadas e com bordas recheadas, mas são boas também. Para comer uma pizza rápida, você pode ir ao Cut Duck, onde vendem fatias grandes por 10kn, boa pizza também.

Agora outra coisa essencial, a famosa e mundial cerveja! :). Os croatas tomam muita cerveja, como se fosse água ou suco! Já vi nomes de todos os tipos dos mais diversos países. Cervejas pilsen baratas (até 10kn): Ozujsko, Karlovacko e Pan. Existe um lugar, do mesmo dono do Medvedgrad onde vendem uma ótima cerveja caseira, todas variações de pilsen à dark, fica localizado no Centro, chama-se Mali Medo (significa “Pequeno Urso”, ) e até agora está em 1º no nosso ranking! 0,5l = 9 kn!

Sobre os bares e baladas, é fácil de encontrar as populares e cheias de turistas, basta perguntar sobre o Lake Jarun (perto do nosso dormitório por coincidência) e todos vão conhecer, nomes como: AquariusPiranha, Macao, Salsa Bar, Gallery.

Como esses lugares são os mais sem graças para quem realmente quer conhecer o “espírito croata”, fizemos amizade com uma moça bem alternativa chamada Maja, que trabalha como guia na torre do canhão (falei sobre ela no post Centar!) e acabou nos levou para conhecer os lugares mais alternativos e underground por aqui, de um bar que parecia um “bunker”, passando por um pub e em direção até a mais famosa discoteca dos anos 90, respectivos nomes: Kolaž, Runa e Jabuka Nofad.

Foi muito interessante conhecer ela e os amigos, porque tivemos outra visão da cidade, já que eles eram bem alternativos e politizados. Descobrimos que, apesar da aparência correta da cidade e de os serviços públicos serem muito bons, existe muita corrupção entre o governo e poderosos de empresas privadas. Segundo eles, o tipo mais comum é oferta de benefícios por concessões e licitações (sentiram um Déjà Vu? kkk), e outra coisa, o parlamento aqui é bem menos transparente do que o brasileiro, eles se trancam à sete chaves para tomar decisões e dificilmente você pode entrar para acompanhar ao vivo.

Nesse fim de semana também fomos à um famoso festival de música em uma cidade próxima chamada Varazdin, no Spancir Fest, muito legal o lugar mas pena que choveu! Participamos de um showzinho VIP da clássica música croata (que saudades dos bons artistas MPBs!). A passagem de ônibus estava em promoção e pagamos 75kn ida e volta (só compramos ida e com um carimbo em Varaždin voltamos de graça).

PS de filosofia: conversando com o pessoal alternativo descobri que eles, assim como todas pessoas mais politizadas, raramente assistem TV. Preferem sair e conversar, ouvir opiniões alheias e formar suas próprias. Como não sou nenhum pouco fã de televisão, fiquei pensando sobre como esse assunto e como esta manipula inteligentemente as informações e retira o livre pensamento e opinião de grande parcela da população. Sorte a nossa que com aparecimento da internet temos a possibilidade de selecionar o que nos convém, e não somos bombardeados por besteiras e notícias pré-selecionadas. Basta pensar que as emissoras de TVs são empresas como qualquer outra, buscam o lucro e isso significa audiência, não se preocupam com a formação dos telespectadores e muito menos são a palavra da verdade. Viva o livre pensamento!

Fotos sortidas do pessoal pela noite, já que não consegui pegar as fotos das baladas com o Jonhnatan ainda:

Galera da Iaeste! (sent. hor.) Eu, Marko, Jonhnatan, Max, Igor, Rosalyn, Magda, Liecelot e Sacha.
Segura essa camera direito!
Portuguesas, oras pois!

Bok!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *