Florença e Bok-Bok Hrvatska!

Esses meses do início de ano foram uma corrida geral em busca de sonhos, mudanças e objetivos de vida! Vamos lá?

Como havia citado no post de Roma, depois do meu segundo dia de caminhada constante, voltei ao hostel e fiz o check-out, peguei a mala e sai em busca do “tremzão”, rumo à Florença.

Fiz meu roteiro planejando em chegar lá de noite e tentar aproveitar a primeira noite, restando a manhã e tarde do próximo dia, já que o trem de retorno sairia à meia noite.

Já na chegada percebi a diferença da cidade para Roma, enquanto esta era imponente, forte e poderosa, Florença se mostrava mais delicada, bela e artística.

Fui pegar o mapa em uma banca de jornal, já que todos os lugares estavam fechados.

Roma -> Florença!

Arte nas placas. Tá pesado aí?
Barzinho com livros, esculturas e mesas de xadrez.
Ponte Vecchio.
Ruas alheias.
Gusta Pizza.

Fiquei em um hostel muito estiloso, uma mansão praticamente, ao lado de uma igreja na Viale Dei Mille. Era muito longe da estação de trem Santa Maria Novella, mas muito em conta e valeu a caminhada. Afinal, estava lá para andarilhar e conhecer todos os lugares e becos característicos.

Cheguei no hostel e estava um clima morto, fui direto tomar um banho porque estava no mesmo clima :), mas depois fiquei renovado e estava muito afim de sair, mesmo sendo meia noite de uma segunda-feira. Convidei os australianos do quarto mas eles estavam de ressaca e tinham feito uma viagem longa de Ferryboat da Croácia (isso mesmo, conterrâneos!)

Sai sozinho mesmo, em busca do desconhecido e de algum maluco igual eu. Foi melhor do que eu esperava pois perto da imensa Chiesa S. Maria del Fiore encontrei duas moças americanas que estavam procurando algum bar e depois iam se encontrar com um amigo australiano que estava trabalhando como chef em Florença!

Pulei no barco e fui caminhando com elas pela noitada, não encontramos nada interessante e acabamos indo para o outro lado do Rio Arno, em um bar muito alternativo, conversando com o tal Chef. Depois de umas cervejas fomos até a casa dele, pensei na hora em largar a engenharia quando vi a casinha, de sala e cozinha única, telhado aparente e alguns móveis vintage.

Fim de noite, voltei para o hostel e marcamos de nos encontrar no outro dia para ir no mercado de rua e também comer uma pizza que elas diziam ser a melhor da Itália!

No outro dia acordei um pouco tarde mas já sai buscando os pontos legais. Fui direto para a Igrejona, passando primeiro na Piazza Della Annunziata tirar umas fotos e de lá partir para outros pontos. Na piazza pode-se observar como a arte está presente na cidade, as colunas da construção por si só já parecem uma pintura. De quebra tinham uns doidos tocando um instrumento tipo Lira, os quais fiquei contemplando por um tempo.

Depois de lá segui para a Piazza San Lorenzo e para o castelo Bargello, que possui diversas esculturas na frente, muito bonitas e que te levam para um pouco para o passado. Detalhe: todos pelados, claro!

Fui para o mercado que tinhamos combinado mas cheguei um pouco atrasado, culpa das pernadas pela cidade. Não encontrei ninguém por lá mas deu tempo de almoçar uma boa e velha Lasanha!

Saindo de lá fui para Piazza S. Croce, no caminho fui apreciando as pinturas nas paredes, como se fossem um grafite mais refinado, as pequenas pizzarias também davam um toque legal para as ruazinhas.

Cheguei na margem do rio, lugar mais bonito da cidade. Pela ponte Alle Grazie é possível ter uma visão perfeita da montanha cercada de pinheiros e da ponte mais famosa da cidade, a Ponte Vecchio.

A Ponte Vecchio é uma mistura de luxo com casas construídas fora do alicerce dela, como se fossem barracos mesmo. Não gostei muito porque quando passei por lá no final percebi que era forrada de madames e lojas de jóias, só!

Depois de tirar algumas fotos na ponte, que não deixa de ser bonita, eu fui escalar a montanha para chegar na Piazzale Michelangelo, lugar de onde pode-se ter uma visão perfeita de toda a cidade e seu romantismo. Como estava sozinho por lá, o romantismo só contribuiu para me deixar na saudade, mesmo assim, sentei numa escadaria por lá para apreciar a paisagem e depois iniciar a volta.

Ainda pensava em jantar e fui para a tal pizzaria que as moças haviam falado – Gusta Pizza! Como o mundo continua pequeno para certas ocasiões, assim que dei a primeira mordida na minha pizza elas apareceram! Pediram as pizzas e ficamos conversando um pouco, comentei dos lugares que tinha visitado e elas ainda deram mais algumas dicas. Estava morto e o hostel era longe, me despedi delas e fui tomando o caminho da roça.

Depois de toda a jornada pela Itália, estava muito cansado, mas muito feliz também, por ter realizado esse sonho e poder ver de perto como esse povo tão antigo e de passado poderoso continua vivendo no mundão de hoje. Ainda tenho vontade de voltar para lá e fazer outros roteiros, passar na fábrica da Lamborghini e assim por diante! 🙂

Voltei para o hostel, peguei minhas coisas e fui para a estação. De lá fiz uma escala em Veneza e depois Zagreb!

Chegando novamente na Croácia só tive tempo de arrumar minhas coisas, fazer o check-out do Studentski Dom e pegar o avião para o bom e velho Brasil!

Ficam algumas fotos do fim da jornada:

Ponte Vecchio de noite.
Fonte dos meninos pelados, no meio da cidade.
P. Annunziata.
S. Maria Del Fiore.
Bargello ao fundo.
Fala peladão.
Voltando no trem.

E a última em solo Croata, espero poder voltar em breve! Experiência inesquecível!